Validação de conceito: minha ideia é boa e viável?
- Vanessa Moço
- 17 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jun. de 2021
Sabe quando bate aquela dúvida sobre se a ideia é realmente boa e viável ou se só penso isso porque ela é minha? Para acabar com essa insegurança, a validação de conceito é a chave!
Aqui na Almar, avaliamos o potencial efetivo de uma ideia. Criamos um caminho de validação, com entendimento de análise de mercado, produto/serviço, praça e público-alvo.
Fazendo sentido, criamos exercícios para testar a ideia entre os clientes potenciais. Isso gera mais segurança antes de começar a investir tempo, dinheiro e pessoas em sua concretização.
A nossa jornada sobre validação de conceito baseia-se nas quatro etapas a seguir:


A seguir, duas ferramentas essenciais para validar a ideia.
Análise de mercado: importância para a validação de conceito

Antes de começar, vamos relembrar o que é uma análise de mercado. Ela é uma pesquisa aprofundada sobre informações relacionadas ao mercado de atuação da empresa. A partir desse estudo, é possível chegar a dados-chaves sobre o segmento e o contexto em que o negócio está inserido, assim como seu potencial público, concorrência e expectativas macroeconômicas relacionadas.
Essa pesquisa é importantíssima para a elaboração de um bom plano de negócios, pois, entre outras coisas, ela permite que você:
✔️ Conheça melhor o seu público-alvo;
✔️ Entenda as estratégias utilizadas pela concorrência;
✔️ Avalie tendências;
✔️ Capture insights;
✔️ Embase análises e matrizes de oportunidade;
Então, uma boa análise de mercado auxilia na geração de dados para entender tanto a competitividade da sua ideia como o quanto ela é realmente inovadora. Uma boa prática também é utilizar mecanismos de Design Thinking nesse processo e seguir para um estudo de viabilidade financeira, porque, além de encantar, é fundamental que ela seja rentável, certo? Mas esse é um assunto para outro artigo.
Teste conceito: validação da ideia com potenciais clientes

Sabia que, para validar uma ideia, testar é importantíssimo? O teste de conceito ajuda a identificar sinais de fraqueza de um produto/serviço que será lançado e do mercado no qual ele pretende se inserir. Assim, é possível gerar maior embasamento para a tomada de decisão.
Contudo, antes de realizar os testes, é essencial que o público-alvo já tenha sido detectado. A partir disso, a aplicação de pesquisas com os consumidores em potencial deve ser feita, a fim de testar essas ideias e coletar informações para mensurar o nível de aceitação do seu negócio no mercado. Portanto, teste bastante e deixe a sua criatividade fluir - afinal, ela é uma potente ferramenta para criar ideias originais, mas que também sejam valiosas.
Tem alguma ideia em mente para o seu negócio? Vamos conversar! Estamos aqui para te ajudar nessa caminhada.
Acompanhe a gente por aqui e veja também o que estamos falando pelos nossos outros canais: Instagram @alavancadasmarcas e LinkedIn.
Commenti